Terça-feira, 04.10.11

Os primeiros passos

 Olá!

Depois do primeiro esboço de um mapa concetual e das primeiras pesquisas, as ideias tornaram-se mais claras e o rumo a seguir também!

Devo confessar que no ínicio me senti um pouco perdida. No entanto, devido às reuniões de orientação, já me sinto de novo com os pés bem assentes na terra. 

O mapa concetual e as primeiras pesquisas não foram clarificadoras apenas para mim, mas também para os meus orientadores em relação, principalmente, aos objetivos a seguir.

 

Atualizados os objectivos e o título inicial,

Título: O papel dos novos media na motivação para o sucesso escolar dos alunos dos cursos profissionais do ensino secundário - o caso do eco24h.

Objectivos:

  • Dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela aluna no âmbito da bolsa do projeto "Eco24h, um dia-a-dia mais verde";
  • Investigar o papel dos novos media na motivação para o sucesso escolar dos alunos dos cursos porfissionais;

é possível reparar que o tema "Aprendizagem" foi substituído por "sucesso escolar".

 

 

Devido ao desenvolvimento do trabalho, foi possível, em reunião de orientação, fazer um esboço da pergunta de investigação, que me levará agora para outros pontos:

  • A criação do Modelo de Análise;
  • A construção do índice do Enquadramento Teórico.

 

Escrever segundo o novo acordo ortográfico não tem sido uma tarefa fácil, peço desculpa se pelo meio ainda existirem palavras escritas no "português antigo".  =)

filipalacerda às 15:24 | link do post | comentar
Sexta-feira, 30.09.11

O que é o eco24h?

 

 

O eco24h - calcula o impacto do teu dia - é uma aplicação multimédia que visa avaliar o impacto ambiental do dia-a-dia de cada aluno/utilizador e foi desenvolvido no âmbito da atividade desenvolvida pela Casa das Ciências, na elaboração e promoção de uma plataforma de materiais úteis para os professores de ciências do ensino básico e secundário.

 

O eco24h é ainda uma aplicação interativa, tendo sido desenvolvido na Universidade de Aveiro, no âmbito de uma bolsa de investigação, em resultado da colaboração entre o Departamento de Ambiente e Ordenamento e o Departamento de Comunicação e Arte.

 

Esta aplicação pretende que o aluno/utilizador construa passo a passo o seu dia-a-dia, através de esquemas e opções simples e elucidativas e que no final seja capaz de interpretar e analisar os resultados encontrados. Em cada percurso identificado e descrito pelo aluno é feita a quantificação do consumo e/ou degradação de recursos naturais, nomeadamente água, energia, ar, solo e resíduos.

Durante este processo, os impactos associados ao comportamento e aos hábitos diários descritos serão estimados através de menus interativos. O eco24h permite, ainda, ao aluno escolher outras hipóteses de atuação mais sustentáveis, sendo esta opção reavaliada possibilitanto comprovar quais os benefícios resultantes do seu novo comportamento diário.

 

O eco24h foi desenvolvido por mim no âmbito de uma bolsa de investigação, com a orientação da Prof. Margarida Almeida e o Prof. Hélder Caixinha.
 

filipalacerda às 09:47 | link do post | comentar | ver comentários (1)

mais sobre mim

pesquisar

 

Novembro 2011

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
26
28
29
30

posts recentes

últ. comentários

  • Desejos que este blog seja um bom espelho da evolu...

mais comentados

arquivos

tags

subscrever feeds

blogs SAPO