Atividade Projeto Dissertação #3

Qual a metodologia que, neste momento, considero mais adequada para o meu projeto de dissertação?

Breve caraterização da abordagem metodológica:

 

A primeira etapa do estudo é de cariz exploratório uma vez que é a abordagem mais adequada para perceber o que está a acontecer numa área específica de estudo e é um fenómeno sobre o qual não se conhece o suficiente.

Desta forma, numa primeira etapa, serão recolhidas e analisadas referências bibliográficas que permitam o conhecimento das áreas em estudo. 


Na segunda etapa do estudo, a nível metodológico e no âmbito da recolha de dados, a abordagem será mista (quantitativa e qualitativa), uma vez que será desenvolvido um estudo de caso. 

Uma investigação de índole quantitativa baseia-se principalmente no método indutivo, uma vez que no início apenas existe uma teoria a testar, passando para os problemas e hipóteses derivados dessa teoria, seguidos pela recolha de conceitos e variáveis operacionalizados a partir da teoria finalizando na recolha de dados que confirmam a teoria; enquanto que numa investigação de cariz qualitativo, o investigador começa pela recolha de dados, seguida do levantamento de questões que por sua vez leva à formação de categorias de dados, depois desta etapa o investigador procura padrões (Teorias) e no final constrói a Teoria (Coutinho, C. 2011).

 

 

Para a operacionalização desta segunda etapa na qual vamos desenvolver o estudo de caso utilizaremos um protótipo de uma aplicação online interativa que está atualmente em fase de finalização.

O estudo de caso será desenvolvido com um conjunto de participantes com características específicas: alunos dos cursos profissionais do ensino secundário.

Com vista a uma correta caraterização deste grupo particular serão aplicados inquéritos por questionário e entrevista, pelo que podemos ainda afirmar que esta etapa assume uma dimensão de Survey.

 

 

________________________________________

Referências Bibliográficas

Coutinho, C. (2011). Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Edições Almedia, S.A. Coimbra

 

 

filipalacerda às 20:20 | link do post | comentar